quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Como fazer?

Devem estar a perguntar-se como vamos fazer este nosso projecto. É bastante simples, uma vez que o colégio nos cedeu um medidor de decibéis. Este aparelho mede a intensidade dos sons captados pelo seu microfone e indica o valor (em decibéis) desse som.
Iremos efectuar várias medições em várias horas e locais diferentes do colégio. Após termos reunido todas as medições faremos um mapa dos corredores , no qual poremos a intensidade dos sons medidos em cada local.
O projecto de sensibilização vai desde palestras, actividades com os alunos mais novos até placards e demonstrações através da comparação do ruído na escola com o ruído de máquinas, aviões...

João Silva

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O nosso projecto

Ao longo do ano lectivo (2010/2011) será desenvolvido e aqui apresentado, o ruído a que estamos sujeitos todos os dias e, as consequências desse ruído na nossa concentração e saúde física/mental.
O nosso trabalho consiste na medição e análise da intensidade do som a que estamos expostos,  e sensibilização para os seus efeitos na nossa saúde e sociedade.
O nosso projecto estará assente em duas vertentes, o estudo da "ameaça sonora" na comunidade do Colégio de São Miguel, e na "Vida de um adolescente"; pelo que as medições serão feitas tanto em salas de aula como em discotecas, transportes públicos, entre outros.
Também pretendemos apresentar factos relevantes da História, tecnologia ou simples curiosidades.
Se tiveres alguma dúvida ou curiosidade, apresenta-a que iremos satisfazer esse pequeno explorador que existe dentro de ti...

Esta actividade insere-se no trabalho de área de projecto, o nosso grupo, Gil Duarte, João Silva, Leandro Marques e Rafael Fartaria é do 12º C do Colégio de São Miguel e está a ser orientado pelo professor Cláudio Barroca.


Rafael Fartaria